Diferenças

Esta página mostra as diferenças entre as duas revisões da página.

Ligação para esta vista de comparação

Ambos os lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
pt:la_via_de_la_simplicidad._hacia_un_mundo_sostenible_y_justo [2017/01/15 17:26]
simplo [Acerca do livro]
pt:la_via_de_la_simplicidad._hacia_un_mundo_sostenible_y_justo [2017/10/02 17:24] (Actual)
simplo [Resenhas do livro]
Linha 9: Linha 9:
 360 páginas. 360 páginas.
  
-Editorial Trotta.+[[http://​www.trotta.es/​libros/​la-via-de-la-simplicidad/​9788498796582/​|Editorial Trotta]].
  
 1ª edição (janeiro 2017). 1ª edição (janeiro 2017).
Linha 19: Linha 19:
 Peso: 200 g. Peso: 200 g.
 ===== Acerca do livro ===== ===== Acerca do livro =====
-Neste livro cristalizam as temáticas que caracterizam o conjunto da obra de Trainer. O seu ponto de partida é que a nossa forma de viver é insustentável,​ e esta insustentabilidade não é apenas material mas também sociocultural. A primeira parte do livro abrange uma análise de todos os elementos que moldam este cenário de insustentabilidade multidimensional. Trainer dedica o resto do livro a desenvolver uma proposta prática e estratégica que permita não apenas sobrevivermos ao colapso civilizatório que parece aproximar-se mas também construir uma nova forma de //viver melhor com menos//. Para unificar tanto a sua estratégia como o horizonte de vida que propõe, cunha a expressão //Via da Simplicidade//​ (//The Simpler Way//), caracterizada por: modos de vida muito mais simples; economias de pequena escala, autosuficientes,​ sob controlo social, sem crescimento e orientadas para a satisfação de necessidades reais e não centradas no lucro; sistemas de governo locais com democracia directa e funcionamento cooperativo;​ e uma radical mudança de valores e de visão do mundo.+Neste livro cristalizam as temáticas que caracterizam o conjunto da obra de [[pt:​start|Ted ​Trainer]]. O seu ponto de partida é que a nossa forma de viver é insustentável,​ e esta insustentabilidade não é apenas material mas também sociocultural. A primeira parte do livro abrange uma análise de todos os elementos que moldam este cenário de insustentabilidade multidimensional. Trainer dedica o resto do livro a desenvolver uma proposta prática e estratégica que permita não apenas sobrevivermos ao colapso civilizatório que parece aproximar-se mas também construir uma nova forma de //viver melhor com menos//. Para unificar tanto a sua estratégia como o horizonte de vida que propõe, cunha a expressão //Via da Simplicidade//​ (//The Simpler Way//), caracterizada por: modos de vida muito mais simples; economias de pequena escala, autosuficientes,​ sob controlo social, sem crescimento e orientadas para a satisfação de necessidades reais e não centradas no lucro; sistemas de governo locais com democracia directa e funcionamento cooperativo;​ e uma radical mudança de valores e de visão do mundo.
  
 ===== Índice ===== ===== Índice =====
Linha 44: Linha 44:
   * 12.  Una mirada crítica a las filosofías y las estrategias para la acción.   * 12.  Una mirada crítica a las filosofías y las estrategias para la acción.
   * 13.  Una estrategia práctica.   * 13.  Una estrategia práctica.
-  * Post scriptum: comentarios en torno al movimiento por el Decrecimiento.+  * [[es:​postscriptum|Post scriptum: comentarios en torno al movimiento por el Decrecimiento]].
   * Bibliografía.   * Bibliografía.
  
  
 ===== Resenhas do livro ===== ===== Resenhas do livro =====
 +
 +  * Menção em **Llopis, Enric**: [[https://​www.rebelion.org/​noticia.php?​id=229639|«El colapso de la civilización es una oportunidad para la gente común». Entrevista a Manuel Casal Lodeiro, autor de 'La izquierda ante el colapso de la civilización industrial'​ (La Oveja Roja)]] em Rebelion.org (28/​07/​2017).
 +
 +  * **Rivero Cuadrado, Marcos y Moisés Rubio Rosendo**: «[[https://​issuu.com/​topotabernario/​docs/​el-topo-24/​22|La vía de la simplicidad]]»,​ resenha em [[http://​eltopo.org/​|El Topo]] (setembro 2017).\\ {{:​pag22topo-tedtrainer-laviadelasimplicidad-364x1535.jpg?​direct&​150|Ampliar}}
 +
 +  * **Casal Lodeiro, Manuel**: [[http://​www.cazarabet.com/​conversacon/​fichas/​fichas1/​viasimplicidad.htm|Cazarabet conversa con... ​  ​Manuel Casal Lodeiro, autor del prólogo del libro “La vía de la simplicidad. Hacia un mundo sostenible y justo” (Trotta) de Ted Trainer]], no espaço "​Cazarabet conversa con..."​ de //​Cazarabet.com//​ (27/​04/​2017).
 +
 +  * **Valdés, Salvador**: "​[[http://​www.rtve.es/​alacarta/​videos/​la-aventura-del-saber/​aventurajlibro/​3906388/​|La vía de la simplicidad,​ hacia un mundo más sostenible y justo, del activista Ted Trainer]]",​ no espaço "​Libros recomendados"​ do programa //La aventura del saber//, TVE (08/​02/​2017).
 +  * **Suárez, O.**: «La vía de la simplicidad»,​ espaço de "​Libros"​ de //La Voz de Galicia// (12/​02/​2017).\\ {{:​20170212-resenna-la-via-de-la-simplicidad-lavozdegalicia-recorte-pdf.jpg?​nolink |}}
 +
 +  * **Cravan, Liberty**: Menção em [[https://​www.regeneracionlibertaria.org/​enlaces-del-mes-febrero-2017|Enlaces del mes]], no sítio web //​Regeneración Libertaria//​ (01/​03/​2017):​ "La revolución es, si cabe, más urgente a nivel ecológico en una sociedad que ha sobrepasado los límites biofísicos del planeta y que sigue dependiendo del crecimiento tecnológico y económico. Frente al futuro de colapso al que nos condena el capitalismo,​ Ted Trainer nos propone la vía de la simplicidad,​ un modelo de sociedad democrática y descentralizada para vivir mejor y respetar el medio ambiente."​
 +
 +  * **Andrade, Ignacio & Carlos Rubio**: «La vía de la simplicidad»,​ espaço de "​Libros"​ de //​Interviú//​ (22/​02/​2017).\\ {{:​20170222-la-via-de-la-simplicidad-en-seccion-libros-revista-interviu.jpg?​nolink |La Vía de la Simplicidad en Interviú}}
  
 > “No tempo de recuperação no que estamos, a rumar a todo vapor para o colapso das sociedades industriais,​ algumas das melhores cabeças do planeta —e os corações más nobres— seguem a formular alternativas que procuram evitar o pior dessa catástrofe histórica e abrir opções para a vida boa. Nesse esforço, este livro de Ted Trainer ocupa um lugar de destaque. Podera-se ou não partilhar os detalhes das respostas que oferece, mas não há dúvida de que todas as suas perguntas são pertinentes.” (**[[http://​www.tratarde.org|Jorge Riechmann]]**) > “No tempo de recuperação no que estamos, a rumar a todo vapor para o colapso das sociedades industriais,​ algumas das melhores cabeças do planeta —e os corações más nobres— seguem a formular alternativas que procuram evitar o pior dessa catástrofe histórica e abrir opções para a vida boa. Nesse esforço, este livro de Ted Trainer ocupa um lugar de destaque. Podera-se ou não partilhar os detalhes das respostas que oferece, mas não há dúvida de que todas as suas perguntas são pertinentes.” (**[[http://​www.tratarde.org|Jorge Riechmann]]**)
Linha 54: Linha 67:
 ===== Máis ===== ===== Máis =====
   * [[http://​www.trotta.es/​libros/​la-via-de-la-simplicidad/​9788498796582/​|Página do livro no site da editora]].   * [[http://​www.trotta.es/​libros/​la-via-de-la-simplicidad/​9788498796582/​|Página do livro no site da editora]].
 +  * [[https://​www.asociacion-touda.org/​product/​la-via-de-la-simplicidad-hacia-un-mundo-sostenible-y-justo/​|Comprar o livro na loja online da Asociación Touda]]. 
 +  * [[http://​www.elboomeran.com/​obra/​3596/​la-via-de-la-simplicidad/​|Página acerca do livro no Boomeran(g)]],​ blogue literário do grupo PRISA.