Esta é uma versão antiga do documento!

Esta tradução é mais antiga do que a página original e poderá estar desatualizada. Veja o que foi alterado.

Traduções para esta página:

Ted Trainer

Este wiki nasce o 21 de dezembro de 2016 (solstício de Verão em Nova Gales do Sul) com o intuito de apresentar a figura e obra de Frederick (Ted) Trainer às personas falantes de línguas da Península Ibérica. É uma iniciativa da Associação Touda e do Instituto Resiliencia.

Acerca de Ted

Ted TrainerFrederick E. Ted Trainer (1941) é um activista e autor australiano reconhecido internacionalmente no âmbito da divulgação do Teito do petróleo e entre os movimentos a favor de uma Transição a um mundo post-petróleo. Foi professor na Universidade de Nova Gales do Sul (Sidney) desde a década de 1970 na disciplina de Trabalho Social. Ademais de xerir um espaço para a prática da permacultura e da vida simples com fins divulgadores nas proximidades de Sidney, é um dos principais referentes do Simplicity Institute australiano.

Autor de numerosos artigos académicos, e de mais de uma dezena de livros, foca-se especialmente sobre a sustentabilidade da sociedade. Uma das suas obras mais conhecidas e referenciadas até agora é Renewable energy cannot sustain a consumer society, publicada por Springer em 2007. Baixo a denominación de The Simpler Way (a Via da Simplicidade) tem desenvolvido uma das propostas mais completas até o de agora de transição ecosocial, detalhada em The Transition to a Sustainable and Just World (2010), livro que em 2017 vê por fim a luz na sua edição em castelhano, revista e alargada para a ocasião pelo próprio autor. La Via de la Simplicidad: Hacia un mundo sostenible y justo é, sem dúvida, a obra mais importante da sua carreira e a de meirande trascedencia para o futuro da Humanidade.

Livros publicados em português

  • Desenvolvido para a morte: repensando o desenvolvimento do terceiro mundo (Editora Gaia, 1991)

Acerca de "Desenvolvido para a morte"

Neste livro Ted Trainer questiona a costumeira associação entre desenvolvimento e crescimento econômico, interroga-se sobre o preço a pagar por atingir essa meta, e sobre que partes da sociedade são favorecidas. Trás analisar brilhantemente o conceito de desenvolvimento e contestar as questões anteriores propõe um novo alvo: o desenvolvimento para a vida, mas a vida de todas as pessoas.

Livros publicados em castelhano

  • La vía de la simplicidad. Hacia un mundo sostenible y justo (Ed. Trotta, em preparação).

Acerca de "La vía de la simplicidad"

Neste livro cristalizam as temáticas que caracterizam o conjunto da obra de Trainer. O seu ponto de partida é que a nossa forma de viver é insustentável, e esta insustentabilidade não é apenas material mas também sociocultural. A primeira parte do livro abrange uma análise de todos os elementos que moldam este cenário de insustentabilidade multidimensional. Trainer dedica o resto do livro a desenvolver uma proposta prática e estratégica que permita não apenas sobrevivermos ao colapso civilizatório que parece aproximar-se mas também construir uma nova forma de viver melhor com menos. Para unificar tanto a sua estratégia como o horizonte de vida que propõe, cuña a expressão Via da Simplicidade (The Simpler Way), caracterizada por: modos de vida muito mais simples; economias de pequena escala, autosuficientes, sob controlo social, sem crescimento e orientadas para a satisfação de necessidades reais e não centradas no lucro; sistemas de governo locais com democracia directa e funcionamento cooperativo; e uma radical mudança de valores e de visão do mundo.

Resenhas de "La vía de la simplicidad"

“No tempo de recuperação no que estamos, a rumar a todo vapor para o colapso das sociedades industriais, algumas das melhores cabeças do planeta —e os corações más nobres— seguem a formular alternativas que procuram evitar o pior dessa catástrofe histórica e abrir opções para a vida boa. Nesse esforço, este livro de Ted Trainer ocupa um lugar de destaque. Podera-se ou não partilhar os detalhes das respostas que oferece, mas não há dúvida de que todas as suas perguntas são pertinentes.” (Jorge Riechmann)

Artigos em português

(De máis recente a máis antigo.)

Documentais e outros vídeos

Disseram sobre Ted

“Um mestre cuja mensagem levaremos connosco cada vez que vamos cultivar a nossa horta, cada vez que pensemos na educação que damos às nossas crianças, cada vez que sintamos nojo do que nos rodeia. Ainda que na actualidade o eco da sua mensagem quase não se escute fora de verdadeiros círculos activistas internacionais —principalmente de países de língua inglesa—, estou convencido de que as suas ideias tornaram-se numa semente que há frutificar em muitos lugares.” (Manuel Casal Lodeiro)

Noutras linguas

(Os livros, artigos, etc. publicados noutras línguas estão referenciados nas páginas dedicadas a esses idiomas e não se incluem nesta.)